Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

EU QUERO SER UM ATLETA. POR ONDE COMEÇAR?



Existe apenas UMA coisa que qualquer pessoa, por mais sedentária e obesa que for, deve fazer para modificar totalmente a sua vida e começar um novo estágio.

Apenas UMA.

E sabe qual é?

FICAR EM PÉ (exatamente, você leu corretamente, levantar-se de onde estiver) E DIZER PARA SI MESMO:


VOU COMEÇAR A PRATICAR ESPORTES, E VOU SER UM ATLETA.

Simples assim.


     Pode parecer ridículo, mas não é. Invariavelmente, TODAS as pessoas que começaram um treinamento físico tiveram um "instante zero", aquele exato instante em que tomaram finalmente uma resolução firme. Como diziam os chineses, "até mesmo a mais longa jornada começa com o primeiro passo". E, acredite, o mais difícil de tudo é justamente essa resolução inicial. Uma vez tomada a decisão, basta apenas seguir o fluxo.


Sei que pode parecer simplista ao extremo, e até mesmo ridículo, mas é a verdade. A única diferença entre um atleta e a pessoa sedentária é que o atleta tomou a decisão irrevogável de começar e seguir a uma rotina diária de treinamento. Apenas isso.



Nem mesmo o corpo físico do atleta é diferente do corpo físico do sedentário, afinal, todos possuímos exatamente os mesmos conjuntos de músculos, nem mais, nem menos do que ninguém. A diferença é apenas aparente pelo fato de o atleta já haver queimado sua camada de gordura que o corpo automaticamente reserva em estoque de maneira preventiva. Pense em um camelo e suas corcovas, que armazenam água para que ele sobreviva a longas caminhadas pelo deserto. Seu corpo estoca gordura como se fosse um simples "rerservatório de alimento". E os músculos de qualquer obeso estão lá debaixo d`eles, apenas esperando essa atitude inicial, essa resolução definitiva, para acordarem.



     Lendo um livro sobre auto-hipnose, muito positivamente me surpreendi com um comentário que dizia, como um de seus exemplos, que "todo atleta utiliza de auto-hipnose". É exatamente isso!


Qualquer pessoa que pratique qualquer modalidade de esporte sabe muito bem que o princípio-mor de tudo é apenas o FOCO. Correr, por exemplo, no início parece ser um exercício extremamente pesado pra qualquer sedentário, e isso se deve muito a sua resistência cardiovascular que ainda não está habituada a um exercício aeróbico mais puxado... E ao seu "foco direcionado ao contrário".


     Com FOCO AO CONTRÁRIO quero dizer que o sedentário, ou melhor, o futuro atleta, direciona sua mente na direção reversa de onde deveria direcioná-la. Um perfeito exemplo que qualquer um pode facilmente verificar é experimentar correr normalmente, e depois repetir o mesmo trajeto, mas agora com fones de ouvido e ouvindo sua música preferida. Quem fizer a experiência comprovará rindo que a diferença de resistência física e fôlego (histamina) foi estranhamente muito grande. Isso ocorre porque a música impede você de concentrar-se em seu esforço físico, e também o impede de se auto-anular com comentários negativos como "nossa, não vou conseguir", ou "meu coração está muito rápido, vou ter um infarto". Essa é a maior prova do que eu disse no começo d`este ensaio:


A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE UM ATLETA E UM SEDENTÁRIO É O FOCO MENTAL.


Aliás, acredito que este texto será bastante útil, também, até mesmo pra qualquer outro atleta, pois um tema muito importante que sempre discuti, e que sempre escutei histórias mais ou menos iguais, é quando o atleta interrompe o seu fluxo de treinamento (até mesmo depois de anos a fio) e depois fica bastante difícil para ele voltar.


     Eu acredito que quase todos os atletas já passaram pelo menos uma vez por esse estágio deprimente em que eles tiveram que interromper seu treino por algum motivo específico (alguma doença como uma gripe, por exemplo, ou até mesmo uma simples férias que o distanciou de sua academia) e depois ficou tão difícil  voltar ao mesmo ritmo, que por fim acabaram desistindo de vez e "assumindo sua barriga".


Eu, mesmo, já passei por isso, e muitas vezes.


O que acontece, é que antes de tudo é a mente da pessoa que deve agir.


O atleta "nasce" apenas com a ideia convicta que diz "EU VOU SER UM ATLETA". E, da mesma forma, o atleta sobrevive dentro d`essa pessoa enquanto ela mantiver essa resolução de manter uma rotina inabalável.


 Guarde bem essa palavra. ROTINA. O mais importante, o fundamental, para qualquer atleta, é a DISCIPLINA DE ESTABELECER UMA ROTINA.



Claro que à medida em que o tempo passa a pessoa não só começa a sentir prazer em essa rotina diária, como até mesmo corre o risco de VICIAR-SE NELA. É o caso dos típicos fortões de academia. Qualquer exercício físico, mas principalmente os aeróbicos, fazem seu cérebro metabolizar a adrenalina necessária para te dar energia, e essas proteínas acabam produzindo, consequentemente, até mesmo a serotonina e a endorfina. Basta apenas se lembrar do prazer que se sente após o orgasmo (atenção, eu disse APÓS, não DURANTE) e compará-lo com a sensação após uma corrida pesada de seis kilômetros, por exemplo. É exatamente a MESMA SENSAÇÃO.



Lembro-me de uma vez quando ainda era um novato na escola de Kung fu Moderno que eu treinava, e de um dia específico em que treinei até literalmente perder o fôlego e cair exausto no meio do tatame. Junto com todo o suor, um calor imenso que eu sentia como se estivesse pegando fogo, e o coração batendo muito rápido e tão forte que parecia que estava em minha garganta, constatei maravilhado que naquele exato instante eu estava sentindo um bem-estar psicológico tão, mas tão bom, e uma sensação de felicidade incondicional tão natural, que imediatamente me lembrou de minha infância como sendo nela a ÚLTIMA VEZ QUE EU HAVIA SENTIDO ESSE BEM-ESTAR. Veja só. A liberação das proteínas do prazer liberadas pelo meu cérebro após a atividade aeróbica foi tão intensa que me resgatou imediatamente as minhas melhores lembranças de minha infância! Até hoje me surpreendo positivamente em ver como uma simples prática esportiva pode ser muito mais eficiente para gerar prazer do que qualquer droga.


E a felicidade que o ex-sedentário começará a sentir, também, quando as pessoas olharem pra ele e dizerem "nossa, como você está bem". Todo atleta passou por isso, pergunte pra qualquer um.


Resumindo, tudo começa com apenas uma decisão firme, e com o 
PRIMEIRO PASSO.



Bons treinos!



*

Nenhum comentário: