Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

SÍNDROME DO PÂNICO: MAIS UMA INVENÇÃO DO EGO



Surpreender-se, admirar-se... é começar a entender.


    Cada segundo que passa de seu dia é uma oportunidade desperdiçada de mudar totalmente a sua vida. A qualquer momento você poderia abdicar de tudo o que você é, de tudo o que diz acreditar... e passar a seguir outros valores totalmente opostos. Por que não?

    O s doentes terminais  - em sua desgraça inevitável de seu encontro marcado com a morte – ao mesmo tempo são abençoados com uma percepção clara e mágica do que cada segundo de vida realmente significa...  e o quanto pode ser feito com cada um deles. E as pessoas mais velhas? Somente elas sabem o quanto é realmente  importante  saber  aproveitar seus anos de juventude, enquanto seu corpo é forte e saudável .

    O ser humano é considerado uma pessoa adulta, madura, quando chega aos seus vinte e um anos. É a partir desse momento que sua vida é de sua inteira responsabilidade.  Seu organismo, enttretanto,  começa a mostrar sinais leves de envelhecimento a partir dos vinte e seis anos, e começa de fato seu processo de decadência e autodestruição a partir dos trinta. Ou seja, temos apenas nove anos de vida adulta plena. Como pode a vida ser tão curta, e o ser humano fazer tão pouco durante esses tão breves momentos?

    Quanto tempo gasta-se com televisores e computador? Quanto tempo desperdiça-se adquirindo-se conhecimento acadêmico, enquanto quase ninguém sabe nem ao menos porquê está vivo, ou porquê o universo existe? Por que “Deus” criou você? Consegue imaginar uma resposta?

Por que não levantamos simplesmente em uma manhã, tomamos um banho, colocamos nossa melhor roupa , e vamos para a casa daquela pessoa e lhe dizemos que a desejamos? Por que não nos  levantamos um dia, fazemos nossas malas, trancamos nossa casa e não saímos sem destino para outro país desconhecido, simplesmente para ver o que o mundo nos trará?

Qual a dificuldade em se jogar tudo para o alto, e pegar a estrada? Qual a dificuldade em se fazer o que realmente deseja? Na verdade, nenhuma. Não fazemos por medo, ou preguiça.
    Apenas devemos nos arrepender de aquilo que não fazemos. O que fizermos de errado deve ser visto como uma tentativa válida que nos ensinou: Errado é a covardia... errado é não fazer-se nada, pelo medo de se errar.

    O quê é realmente importante em essa nossa (tão curta) vida humana? Será que não é sermos felizes? Tenho certeza de que se “Deus” existe, todo esse universo foi criado por ele para os seres que vivem em ele. E nós, os seres racionais, temos a racionalidade para entendermos  essa glória da vida, para vermos a beleza, a maravilha de sermos partes desse milagre.  Não tenho a menor dúvida de que esse “Deus” nos criou para sermos felizes.
 Consequentemente, entendemos que o mais importante da vida é nos divertirmos. Sim. Depois que cada ser humano morrer (e todos nós, sem excessão, iremos) o que terá valido a pena, de toda a sua vida? O trabalho braçal realizado? Por quê? O dinheiro e os bens acumulados? Para quê? Os estudos, o conhecimento adquirido? Não.

    A única coisa que o ser humano (talvez) levará consigo depois de morrer, será a lembrança de sua vida. De sua lembrança, as únicas que valerão a pena serem mantidas e guardadas serão (obviamente) as lembranças boas. Ou seja, os momentos de felicidade, de diversão , de prazer  e de amor.

    Por que o ser humano se concentra tanto em o negativo? Por que esse vício em sentir pena de si mesmo, e passar horas (ou anos) torturando-se com pensamentos de arrependimento, de mágoa ou rancor? Por que focarmos em algo desagradável? Nossos “problemas” são frutos de nossa história pessoal, são uma pequena (e venenosa) parte do nosso EGO, são como “efeitos colaterais” de coisas que não deram certo em nosso cotidiano, e que na verdade não servem para nada... e nem ao menos têm importância alguma. Depois que você estiver morto, que importância terá para o universo o carro que você perdeu, ou qualquer outro “problema” que lhe fazia tão mal enquanto você estava vivo?

    O primeiro passo para a sabedoria é nos libertarmos de nós mesmos. Parar de lutar. Parar de nos concentarmos tanto.  Parar de levar a existência - e nossos “problemas” - tão a sério. Uma pessoa tem que ser muito egoísta para achar que seus “problemas” individuais têm alguma importância. Toda a existência humana  (desde a sua criação até sua futura extinção) será uma fração de tempo insignificante para a história inteira do universo.

    Só você pode libertar a sua mente. “Deus” só poderá “entrar em teu coração” depois que você mesmo destruir  essa jaula ilusória a que você chama de “seus problemas”, ou “seus medos”. Na verdade não existe problema algum. E nada há o que temer.  Tudo isso é consequência do ”ego”,  essa  história  fictícia  que todos nós inventamos para nós mesmos para nos sentirmos vivos. “Ego” engloba muita coisa: é nosso “nome”, nossa “história pessoal”, nossa “personalidade”... Ou seja, o “ego” na verdade realmente não serve para nada. “Qual é o teu signo?” “Qual é a tua religião?” Tudo isso é ilusão.

Não importa qual é o teu nome, ou teu sobrenome. Não importa qual é o teu sexo. Não importa qual é a tua raça,  qual o teu país. Não importa nem ao menos a história da tua vida. Tudo isso faz parte do “ego”, e é inútil.

    Importa, sim, quanta beleza você já viu em a vida, em o universo, com seus seres vivos tão diversos e belos. O que faz uma rosa nascer  tão bela, em um lugar onde nenhum ser humano pisou? Ela existiu, então?

Importa o quão útil fostes para o universo, ensinando coisas belas, ajudando aos necessitados, protegendo e defendendo aos fracos e ameaçados, ou alegrando aos corações: tanto dos seres pensantes, quanto aos singelos  coraçõezinhos de os animais. Eles também entendem o prazer:

 Eles também entendem o amor.

   Cientistas dizem que os animais são irracionais. Se são realmente irracionais, porque então eles não se alimentam com suas próprias fezes, e nem batem com a cabeça pelas paredes? Se são realmente irracionais, como tratam com tanto amor de suas crias, amamentando-as e protejendo-as com suas próprias e pequeninas vidas? Como animais “irracionais” são capazes de construir ninhos, e lamber com carinho aos seus companheiros?
    Os “cientistas” chamam aos animais de irracionais porque eles não possuem  nomes, histórias pessoais, objetos pessoais, linguagem, ou “síndrome de pânico”, ou seja,  toda essa parafernália inútil a que chamamos de ego.  Que sorte eles têm.




pânico. [Do gr. panikón, pelo lat. panicu.] 1. Que assusta sem motivo. 2. Que suscita medo infundado, e foge a um controle racional.

ego. [Do lat. ego] S. m. 1. O “eu” de qualquer indivíduo. 2. Psican. Parte mais superficial do “id”, moldada por influência direta do mundo exterior.


*

quarta-feira, 7 de março de 2012

A EXÓTICA CULINÁRIA EGÍPCIA


(viu, galera, este é a única postagem do meu blog que não foi escrita por mim, as respectivas fontes estão citadas no final de cada um dos textos, blzra? abraços a todos, e obrigado pelo sucesso do blog!!! fiquem com DEus!!)

No Egito, a dieta básica gira em torno de grãos como fava, grão de bico e lentilha. Um prato muito comum é o fool - um ensopado consistente feito de grãos de fava temperados com pasta de gergelim e suco de limão.

Entretanto, a grande maioria dos hotéis substitui este prato tradicionalmente leve por um sistema de café continental, que inclui chá, torradas, bolos, manteiga, geléias e queijo fetta.

Os pães podem deixar um pouco a desejar, pois costumam ser do tipo achatado e redondo, tipo árabe. No entanto, são ideais para serem degustados acompanhados dos inúmeros tipos de patês e molhos típicos da culinária egípcia como a Tahina (pasta feita de gergelim) tão deliciosa quanto o Baba Ghanoug (mistura de tahina com alho e berinjela).

Algumas vezes o Bikli (porção de legumes sortidos, temperados e em conserva) também pode acompanhar uma boa refeição.

No Egito, o almoço é a refeição mais importante do dia e consiste num prato principal, com vários molhos e saladas, além dos acompanhamentos tradicionais.

Kebabs é um prato muito popular feito de carne de carneiro ou frango, cortada em pedaços, marinada e grelhada. Uma variação do kebabs é o kofta, que é o mesmo prato feito com a carne moída e preparada do mesmo modo.

Outros pratos populares incluem o frango assado, o pombo recheado e a carne grelhada. Esses pratos normalmente são servidos acompanhados de arroz ou alguma massa e uma salada verde.
Pratos quentes de verduras são servidas como acompanhamento ou como alternativa aos pratos com carne.

Uma iguaria imperdível é o taamaya, similar ao felafel israelita que consiste em uma pequena quantidade de massa feita de grão de bico, que é frita e servida com pão ou salada.

Shawarma é um popular lanche rápido, e é encontrado principalmente nos mercados abertos e nas feiras. É carne de cordeiro cortada em fatias bem finas, junto com salada e tahina, enrolados no pão sírio.

O peixe é mais consumido nas regiões próximas ao Mar Vermelho, enquanto que a culinária em Aswan tem como base saborosos peixes de água doce, vindos do lago Nasser.

Os vegetarianos mais rígidos não terão uma grande variedade nos pratos, pois a carne costuma aparecer na culinária egípcia, mesmo que em pequenas porções.

As sobremesas no Egito sempre caem em uma das duas seguintes categorias: doces de massa e pudins ou frutas frescas. Os doces são: Mohallabeyya (creme à base de farinha de arroz, perfumado com água de rosas e com pistache), Om´ali (finas folhas de massa cozida banhadas em leite muito açucarado e misturadas com coco e pistache) e Konafa (uma espécie de massa de pistache, avelãs e nozes, envolta em aletria e mel).

Frutas frescas são a sobremesa mais comum, ainda que não sejam especialmente variadas.

No que se refere às bebidas, o chá tem uma importância enorme na cultura egípcia. Ele é servido bem doce, a menos que você especifique o contrário. O café é servido no estilo turco, muito forte e bastante adoçado.
Uma bebida que pode ser bastante refrescante para os dias quentes no Egito, é o karkadeh, feito de pétalas secas da flor do hibisco, que pode ser servido quente ou gelado. Há também uma grande variedade de sucos de frutas.

No inverno é servido uma bebida quente, doce e leitosa, misturada com passas, amêndoas e coco chamada de sahleb.

A cerveja local é fraca e os vinhos e destilados egípcios são considerados fortes demais.

Fonte: www.pratofeito.com.br




Culinária Egípcia (segunda parte)
  
Cairo, a cidade triunfante, é a magnífica capital do Egito. A maior cidade do Oriente Médio e também da África. Está localizada no meio de todas as rotas entre os três continentes: África, Europa e Ásia. È a cidade onde o passado e o presente se encontram.

A grande Cairo se estende nas duas margens do rio Nilo. Na margem oeste do rio fica o passado, ou seja, as grandes construções como as pirâmides de Queops, Quefrem e Miquerinos e a enigmática Esfinge na cidade de Giza. E na margem leste, a cidade do Cairo com seus modernos arranha-céus convivendo pacificamente com mais de 2000 anos de cultura Islâmica, Copta, Cristã e Judaica. Realmente é uma jornada através da história!

Para se chegar ao Cairo, alem do avião que é o mais rápido, eu recomendo uma viajem por terra vindo da Jordânia ou Israel, ou por mar vindo da Grécia ou Itália passando por Alexandria. Aventura é a palavra de ordem, mas na ânsia por conhecer a cidade tenha cuidado com guias muito solícitos, eles podem querer decidir tudo sobre sua estadia no Cairo. Planeje antes de embarcar, e com cuidado reserve hotéis ou albergues que você terá grandes chances de ter uma estadia prazerosa.

Visite as Pirâmides e a Esfinge na parte da tarde e espere para assistir o show de luzes e som que acontece diariamente no local, sempre ao cair da noite. Pela manhã visite o “Khan Alkalili Bazar” um grande mercado onde você encontra de tudo, desde raridades até cópias fajutas. Visite também a grande Mesquita do Cairo

“Mesquita de Alabastro – ou – Mohammed Ali “, lembre-se de estar discretamente vestido. O museu do Cairo está localizado na praça “Tahrir” e tem o maior acervo de produtos egípcios de todos os tempos, e o mais impressionante e inédito de todos que é o tesouro do Faraó Tutakamon.

A culinária do Egito é rica e bastante similar ao resto do oriente médio. Em pequenos restaurantes ou em outros mais sofisticados, experiemente a Kafta, Kebab, Tahina, saladas com berinjela, rolinhos com folhas de parreira, tomates recheados, lentilhas e sopas. È importante atentar para beber somente água mineral, por um motivo que nós os brasileiros estamos cansados de saber. Experimente um cruzeiro-jantar pelas águas do rio Nilo ao entardecer, é uma experiência deslumbrante.

É bastante seguro se deslocar pela cidade em táxi. As corridas não custam muito e os motoristas sempre entendem o idioma inglês e sabem aonde você quer chegar. Mas se você quer gastar bem menos dinheiro, suba numa van metropolitana, os destinos estão escritos também em inglês, eu acredito que esta seja uma experiencia meia assustadora porem divertida.

Para brasileiros, entrar no Egito é preciso visto, trate disto antes de sair do pais. E o perigo da violência que estamos acostumados a ouvir pelos noticiários não é aquilo que as vezes nos deparamos enquanto realidade, por isso, no Egito tenha somente tanto cuidado quanto em qualquer outro local urbano deste nosso universo!




DEPOIS DO SOL



Depois que o Sol nascer e desfazer as trevas da manhã
Acorde, lembre o que sonhou, e levante-se em paz
Levante-se bem alto, com as asas a bater no céu
E o vento leva cantos matinais em seu voar.

Alguém lhe tem às mãos, e lhe conforta com muita paixão
E quase faz lembrar de algo incerto, mas real
Folhagens secas giram, navegando a fria brisa azul
E todas as promessas, num segundo, voltarão.

Vê... As cores que compõem canções se entregam para mim.

Vem... Que a vida mostrará...
Que os sonhos são reflexos líquidos de um sonhador.

Depois que o Sol se pôr, e carregar com ele a sua luz
Escolha entre as estrelas uma, e peça o que quiser...
Então será possível entrelaçar sua mente em seu coração.

Abrace o mundo agora, largue suas coisas...
Tente renascer.

Vê, eu conheci o céu...
E o paraíso é um bom lugar pra se achar um novo amor...

Vem, e entenda de uma vez...
Que as chances do passado não se perdem, nunca mais.


E enquanto as mães protegem, seus rebentos dormem, sim.

E um velho solitário esquece a enxada em seu jardim.

E um gato enfurecido rasga folhas de cetim.

E as árvores contam seus segredos para mim.


SPIELBERG E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


     Poucos filmes me surpreenderam tanto quanto o Inteligência Artificial (A.I.), nesses últimos anos de Holiwood digital. Tanto que quando vi que na verdade tratava-se de um projeto de Steven Spielberg sobre um trabalho interminado de Stanley Kubrick não me surpreendi tanto. Foi mais como uma sensação de “ah, então é por isso!..”. Que “Inteligência Artificial” faça parte daqueles projetos classificados como “ambiciosos” não resta a menor dúvida, nem para seus realizadores, muito menos para o público mais atento. Até mesmo personagens terciários que foram feitos com desenhos computadorizados foram dublados por celebridades: O programa de computador de busca de informações interativo “Dr. Know” possui a voz de ninguém menos que Roger Willians, e a “Blue Fairy” que David (o personagem principal) procura durante os dois séculos de sua existência é dublada por ninguém menos que Meryl Streep. Durante o encarceramento de David na “Flesh Fair” onde ele seria usado pelos humanos para um festival sádico de destruição de ciborgs, todo o festival é realizado sob a trilha sonora ao vivo do grupo de Industrial Rock “Ministry” (precursor do gênero, e principal representante).

    Mas a estrela principal, em minha opinião, não é nenhum dos atores consagrados (como Jude Law ou Willian Hurt) que atuaram (e maravilhosamente bem, diga-se de passagem) ou os já citados que emprestaram suas vozes. A diversão principal do filme fica por conta de “Teddy”, o urso de pelúcia robô que acompanha David durante toda a sua jornada em busca de se tornar um garoto de verdade. Quando Teddy é entregado para David por sua “mãe”, ele é retirado de uma empoeirada caixa que ela retira do fundo de seu guarda-roupa, ou seja, na verdade Teddy é um brinquedo velho e esquecido que pertencia ao verdadeiro filho de Monica quando ele ainda não estava em coma. Teddy é um robô obsoleto e oxidado, suas articulações são extremamente barulhentas (principalmente para quem assistir ao filme com Dolby Surround em um bom Home Theathre), e seu tom de voz (lento, calmo e bastante grave) somado ao seu “gênio” extremamente sisudo e prático (sem o menor senso de humor, devido á defasada inteligência artificial de seu sistema central) o torna um personagem extremamente carismático e engraçado. Spielberg sempre teve bom-gosto para as cenas de humor de seus filmes (desde Indiana Jones á De Volta Para o Futuro, outro de meus filmes prediletos) e Inteligência Artificial teve a sua dose com Teddy. Desde a cena inicial em que ele, bravo, informa á David e sua mãe de que ele “não é um brinquedo”, até quando David e seu “irmão” disputam para ver a quem Teddy irá responder quando chamado pelos dois ao mesmo tempo, Teddy arrancou risos entusiasmados da platéia na seção de cinema em que eu participei.

    E, poeticamente, Teddy acaba ilustrando e definindo toda a moral do filme, que é até onde as máquinas podem chegar em termos de humanidade com uma inteligência artificial. Ironicamente o personagem Teddy, que é um “animatronic” de metal e plástico (e não uma animação feita por desenho de computação gráfica, como muitos pensaram), tornou-se uma das maiores atrações do espetáculo.



*



ESTA É A VERDADEIRA APRENDIZAGEM MUSICAL



    Posso muito bem fragmentar minha carreira como músico e compositor entre dois extremos: Antes, e depois de entrar em contato com a filosofia antroposófica de Rudolf Steiner. O antes já não me interessa mais. Nem consigo mais concebê-lo, definí-lo. O “depois” faço questão de explaná-lo.


    Quando voltei para minha casa depois de concluído o curso, agarrei meu violão e olhei para ele (ou ela?) como se nunca antes eu o (a) tivesse visto. Sentia seu peso, sua substância, e olhava para suas formas. Olhei para meu instrumento musical como se eu nunca ainda o tivesse visto, analisando cada mínima textura de sua constituição.


     Vibrei sua última corda e percebi que podia executar qualquer canção que eu já conhecia usando apenas ela, e nenhuma outra mais. Pensei que eu poderia escolher uma planta qualquer, ou algum animal, uma flor ou algum inseto, e expressar-me como se eu fosse um d`eles. Percebi que compor uma canção com duas notas, ou quarenta acordes, era o mesmo. E o principal: Percebi que naquele momento eu teria que abnegar de todo o conhecimento musical que eu presumira ter, e recomeçar tudo novamente... Tudo, desde a estaca zero.


    Então comecei abraçando o meu violão. De olhos fechados... senti-o como uma extensão do meu corpo. Minha segunda, e terceira voz. Depois olhei para dentro de mim mesmo, e esperei calmamente sentir meu momento, em que o pensamento se faria Verbo. E, só então, cantei. A primeira nota de minha voz ressonando no ar, junto com a de meu violão (que agora também era meu corpo), que formariam uma tríade com o silêncio, gerando uma nova canção. Lembrei-me do conceito cabalístico dos números e letras, da criação do universo. Gematria? A música como uma matemática poética. A melodia contando uma história, onde seu cenário, seu pano de fundo, é a harmonia. Seu andamento, uma pulsação cardíaca... ou um trilho de trem; sua letra um sentimento humano... uma risada, ou mesmo uma lágrima. Ou seja, a música em seu sentido mais visceral, pleno: Como a celebração máxima da glória da vida. Isso é antroposofia.

    E, agora sim, finalmente acho que me tornei um artista. Antes, eu era um farsante. Um corpo, sem alma. Como é bom despertar!...



*


sexta-feira, 2 de março de 2012

COMPUTADOR MUITO MAIS RÁPIDO SEM GASTAR UM CENTAVO!

[ Escrito, editado, revisado e diagramado (Ufa!) por Saides Lamarca ]

    Para se ter um computador rápido e eficiente, não é preciso possuir um computador de última geração. Sabendo-se configurar sua máquina da maneira certa, e sabendo quais (e quantos) programas deverão ser utilizados, uma máquina obsoleta poderá até ficar muito mais veloz do que uma atual.

    A primeira regra é ter instalado em sua máquina um Sistema Operacional compatível com sua capacidade. Não instale um Sistema Operacional mais recente do que seu computador. Ou melhor dizendo, uma boa dica é instalar um Sistema Operacional mais antigo e, claro, com suas devidas atualizações. Acho muito mais seguro utilizar um programa mais velho, revisado e refeito milhares de vezes, do que arriscar uma novidade que ainda precisará ser corrigida. Sem falar que os programas geralmente tendem a ser cada vez maiores, e isso significa mais memória consumida, e menos velocidade. Entretanto, muitos programadores jovens estão percebendo que um ótimo programa é um programa leve.

    Minha dica é você instalar um  Sistema Operacional velho como o Windows XP (com suas devidas atualizações) e, se quiser, instale apenas os “SKINs” do Sistema Operacional mais moderno. “Skin” é a aparência, é o programa que determina as cores e detalhes de seu DESKTOP e das outras janelas do S.O. Com o “Service Pack 3” instalado e usando-se SKINs como o “Xenomorph”, o “Zune Desktop Theme” ou o “Android Skin Pack”, por exemplo, seu computador ficará bonito e tão rápido quanto o PC que acabou de sair das lojas. Claro que o Skin consome memória RAM, mas tenho mais algumas dicas para economizá-la.

1-   1-   Pegue este caminho:
INICIAR – PAINEL DE CONTROLE – SISTEMA- AVANÇADO –
DESEMPENHO (configurações) – EFEITOS VISUAIS – PERSONALIZAR.

E então, mantenha selecionado APENAS estes 5 elementos:
ESMAECER OU DESLIZAR MENUS...;
MOSTRAR SOMBRAS SOB MENUS;
USAR ESTILOS VISUAIS EM JANELAS...;
USAR FONTES DE TELA...;
USAR SOMBRAS SUBJACENTES.

2-     2-  Ainda em “OPÇÕES DE DESEMPENHO”, entre em “AVANÇADO”, e depois em “MEMÓRIA VIRTUAL” (“Alterar”): Em “Tamanho Total de Arquivo de Paginação” clique em “Tamanho Personalizado” e então altere o “Tamanho Inicial” e o “Tamanho Máximo” colocando em ambos o mesmo valor exato que já estiver definido como “RECOMENDÁVEL”. Clique, então em “definir” e reinicialize seu computador.

3-     3-  Procure na Web o programa chamado “C Cleaner”, baixe-o e instale-o em seu computador. Utilize o “LIMPEZA”, e depois o “REGISTRO”. Seu computador irá se livrar de uma quantidade imensa de lixo virtual. Então entre em “FERRAMENTAS” e clique em “PROGRAMAS INICIADOS COM O...”: Aí é só desativar todos os auto-executáveis que você quiser.

( ACONSELHO VC A APENAS DESATIVAR OS PROGRAMAS Q CONHECE E QUE NÃO ESTÁ USANDO, E TODOS OS QUE TIVEREM ESCRITO "UPDATE" NO FINAL.No meu próprio pc, por exemplo, a única coisa que eu deixei executando (ÚNICA MESMO!) nessa janela é um arquivo HKCU:Run CTFMON.EX, q eu só deixei porque eu naum sei pra q serve e porque ta na pasta WINDOWS/system32 , MAS ATÉ ISSO DE REPENTE PODE SER UM MALWARE, EU SÓ NAUM DESINSTALO PORQUE MEU PC TA SUPER-RÁPIDO)



Acredite, isso pode acelerar seu computador em mais de duzentos por cento!

4-      4- Clique com o botão direito do Mouse na barra de tarefas do seu Desktop (geralmente embaixo), entre em “PROPRIEDADES” e deixe apenas selecionado “MOSTRAR RELÓGIO”. Pronto, mais memória Ram economizada (e acredite, pra quem tem um computador defasado, é uma quantidade bem significativa).

5-     5-  Revise novamente todos os seus arquivos de música e filmes e delete tudo o que você puder. Isso não significa apenas economia de memória e espaço. Também significa menos bagunça e, conseqüentemente, menos quantidade de arquivos FRAGMENTADOS. Não armazene discos inteiros, selecione apenas as músicas de que gosta. Não mantenha em seu Hard Disk (HD) arquivos que não sejam essenciais. Isso significa principalmente MAIS ORGANIZAÇÃO.

6- 6- Por falar em “Fragmentos”, mais duas dicas: sempre deixe ativado a opção “RESTAURAR O COMPUTADOR” (acredite em mim, você vai economizar muito dinheiro com formatação) e sempre (pelo menos uma vez a cada dois meses) ponha seu HD para “Desfragmentar” (e vá ler um livro).

7-    7- Se você é esperto o bastante e toma o devido cuidado na hora de baixar arquivos, ou mesmo de apenas clicar em links quando estiver usando a internet, pode muito bem manter o Avira no modo “Deactivated” (desativado) e poupar mais uma bela porção de RAM (deixando o Avira apenas como um recurso de “scan” controlado por você mesmo), contudo você terá de ter a atenção redobrada quando estiver navegando (ou seja, você será seu próprio anti-vírus). E, claro, não se esqueça de ativá-lo quando for deixar outra pessoa utilizar seu computador (principalmente se for um leigo).

SEGUINDO TODAS ESTAS DICAS, É MUITO PROVÁVEL QUE O TEU PC FIQUE AINDA MAIS RÁPIDO DO QUE O PC DAQUELE TEU VIZINHO PLAYBOY QUE JÁ FOI PRA DISNEY...RSRS    VOCÊ  VAI SENTIR NA HORA QUE ELE ESTARÁ RODANDO COM MUITO MAIS RAPIDEZ ! ...


LISTA DE PROGRAMAS PARA UM BOM (E RÁPIDO) COMPUTADOR:


(para manutenção)
-AVIRA (leve, gratuito e eficiente. Ou seja... quase perfeito.)
-ADVANCED SYSTEM CARE
-C CLEANER
-MALWAREBYTES ANTI-MALWARE
-EASY CLEANER
-TUNE-UP SYSTEM CARE (este é pago, mas parece ser mais eficiente do que os outros. E sempre se pode dar um “jeitinho”, se é que você me entende...rsrs)

(para INTERNET)
-GOOGLE CRHOME (browser leve, rápido e de fácil visualização. Muito mais leve que o Mozilla Firefox, e tão rápido quanto o Windows Explorer. Para mim, o melhor, e não precisa outro.)
-SPEEDbit (melhor programa que eu achei para baixar vídeos. O “SPEEDbit” faz parte do pacote “DOWNLOAD ACCELERATOR PLUS”(“DAP”): baixe o programa inteiro para pegar o SPEEDbit, mas depois mantenha apenas ele em seu Hd. O resto do programa “DAP”, na minha opinião, é besteira.)

(para música e vídeos)
- WINAMP (para arquivos de áudio. Se quiser, baixe “skins” gratuitos muito mais sofisticados para deixá-lo com uma aparência moderna. O Winamp é leve, rápido e bonito.)
- MEDIA PLAYER CLASSIC (para ver vídeos. Para baixá-lo procure pelo pacote (gratuito) chamado “K-LITE CODEC PACK”. Instalando-o você instalará todos os “codecs” que precisará para executar os diferentes formatos de arquivos existentes. Se após a instalação do K-LITE seu computador ainda não possuir determinado codec, basta instalar também o pacote de codecs do “Real Alternative”.
- Aimp2 (outra opção para áudio. Acho aconselhável  instalá-lo também pelas opções que cada um deles possui em particular. Enquanto o Winamp possui muito mais codecs e é muito mais leve, o Aimp possui muito mais ferramentas, como mudança de tonalidade de músicas (!!!), possui um som mais forte e muito mais skins. Mantenha os dois em seu PC.)

(para jogos)
- KAWAKS (para mim, de longe o melhor emulador de jogo eletrônico (acho ele melhor do que o “MAME”). Reproduz com assustadora exatidão as antigas máquinas de ARCADE do século passado, e não possui nenhuma dificuldade para a sua instalação: Basta possuir o programa (com os “ROMs” que vc mais gosta), executá-lo e configurar o controle. Diversão garantida e, o melhor de tudo, gratuita.*

*Obs: estes são, na minha opinião, os melhores ROMs do Kawaks:

para CPS1: 1941.zip, captcomm.zip, sfzch.zip, dino.zip, cawing.zip.

para CPS2: 1944.zip, avsp.zip, ddsom.zip, ddtod.zip, msh.zip, mshvsf.zip, ssf2.zip, xmvsf.zip, sfz2aa.zip, mvsc.zip.

para NeoGeo: s1945p.zip, mslug2.zip, mslug3.zip, mslug4.zip, mslugx.zip, Samsho2.zip, samsho3.zip, samsho4.zip, Kof96.zip, Kof97.zip, kof98.zip, kof99.zip, kof2000.zip, kof2001.zip, kof2002.zip, Sonicwi2.zip, sonicwi3.zip.

(PROCURE POR ELES NA PASTA “ROMS” DO WinKawaks E SEPARE-OS DO RESTO. PODE DELETAR TODOS OS OUTROS. SUA PASTA FICARÁ COM MENOS DE 2 Gbs.)



- E, PRA TERMINAR, UM ÚLTIMO CONSELHO: NÃO CLIQUE EM LINKS DUVIDOSOS (principalmente aqueles com extensões URL longas e ilegíveis, como “http://ajery474gfhfhgfk56756egh”, E NEM EXECUTE ARQUIVOS BAIXADOS NA INTERNET SEM ANTES CLICÁ-LO COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E SELECIONAR “SCAN SELECTED FILES WITH ANTIVIR”. Principalmente se ele for pequeno (como 500 Kbytes, por ex.), ou se a sua extensão for “.EXE”, por exemplo. Os links da Internet são como um campo minado, e apenas um clique em uma dessas armadilhas e seu PC se tornará mais um daqueles “zumbis” vagarosos que andam por aí infectados por SPYWARES e TROJANS.  Já vi leigos (e até alguns “experientes” descuidados) chegando a juntar em suas máquinas mais de 3.000 (!!!!) VÍRUS DIFERENTES DE UMA SÓ VEZ!!!




Obs 2: quem tiver outras dicas para acelerar o desempenho do PC, por favor, mande-as para mim, que irei testá-las para depois poder acrescentá-las em este tutorial.


Sexta-feira, 2 de Março de 2012