Páginas

sábado, 30 de maio de 2015

O HOMEM PRIMATA EVOLUIU, MAS AINDA PRECISA EVOLUIR MAIS




    Em esta nossa sociedade capitalista consolidada infelizmente podemos afirmar com toda a certeza que ainda temos nela incutidas de forma extremamente sutil valores racistas. Uma letra de um grande músico brasileiro nos deu a pista: "O macho-adulto-branco sempre no comando". Faltou ele acrescentar "heterossexual-cristão-da direita" para completar essa frase com exatidão.


   O que sempre me surpreendeu é como um país tão diversificado etnicamente como o Brasil pôde ter absorvido esses valores deturpados nazis importados dos países de "Primeiro Mundo", que se utilizam comodamente dessa xenofobia apenas para apropriadamente transformar homens latinos e homens negros em mão de obra barata e, claro, diminuir grandemente a possibilidade de perderem seus cargos para uma pessoa de outra raça que possua aptidões superiores às dele. Uma vez, quando perguntei ao atendente de uma agência de empregos porque os outros candidatos que possuíam bem menos aptidões que eu foram contratados e eu não, ele me disse que eu deveria refazer meu currículo, limando a maioria de meus cursos e deixando apenas o essencial, e chegou a me afirmar de que "as empresas procuram funcionários, e não rivais".


    Sim, é perfeitamente possível um homem negro ser mais inteligente, mais culto, mais forte, e mais belo que um branco, e isso o homem branco racista não pode permitir. Na verdade, o ciclo vicioso desse preconceito começou com a marginalização da maioria pela minoria detentora do poder. Começou quando a maioria dos ricos era branca, e a maioria dos pobres era negra. Conseqüente e proporcionalmente, a maioria dos criminosos também acabou sendo constituída por negros e mulatos, por uma simples questão de estatística. Discriminados e boicotados, muitos pobres acabam entrando na criminalidade.


O mais triste de tudo isso é sabermos que isso não mudou. Sabermos que, mesmo sendo possível hoje em dia que o homem negro alcance altos cargos e seja um vencedor, ainda assim ele será apenas uma EXCEÇÃO. E sabermos que isso não muda porque a situação está bastante cômoda para os que já estão lá. "As empresas procuram funcionários, e não rivais". Enquanto a maioria negra e latina puder ser estigmatizada como inferior, ela continuará abrindo as garrafas de champanhe para a minoria branca brindar comodamente.


 "O macho-adulto-branco sempre no comando".


    Para que isso mude, será necessária uma verdadeira mudança de consciência do ser humano. Uma mudança espiritual. Digo espiritual, porque não é pela quantidade de livros que uma pessoa ler que ela aprenderá a amar ao próximo como a si mesmo. E não será obtendo a nota máxima em uma prova de educação moral e cívica que ela respeitará ao colega que apenas possui uma pele de cor diferente. Será apenas com uma verdadeira mudança de consciência. Através de uma verdadeira evolução espiritual.



    Eu antevejo em meus sonhos um futuro distante, onde um ser humano qualquer em uma galáxia muito distante da Via Láctea se desmonte em lágrimas ao finalmente reencontrar com outro de sua espécie (outro terrestre!) e o abraçar com uma fraternidade sincera, sem nem ao menos se importar de que o outro é apenas um funcionário de cargo inferior ao dele de cabelos loiros e a pele branca como a neve



"Afinal de contas, qual a importância dele possuir menos queratina que eu?" 



*

Nenhum comentário: