Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O "KUNG FU" E A YOGA


O Kung Fu e a Yoga por uma visão Antroposófica – Estudo baseado em a escola de Hudolf Steiner


    Por incrível que possa parecer, quase todas as pessoas que sofrem de tensão e/ou ansiedade invariavelmente mantêm dezenas (sim, isso mesmo, dezenas) de músculos tensionados constantemente sem ao menos darem-se conta d`isso. E sem por quê, pois esses músculos não estão sendo utilizados. Pode parecer muito estranho, mas até mesmo a pessoa que estiver lendo esta reportagem pode se auto-observar - no nível de sensação táctil - e verá, por si mesma, que muitos músculos de seu corpo estão tensos, muito embora você estar sentado, e em estado de repouso. Em vez de a pessoa estar lendo sentada confortavelmente relaxada, ela muito provavelmente vai estar com muitos músculos de suas costas, pescoço, e músculo de seus pés e suas mãos em estado constante de tensão. Muitas pessoas que sofrem de enxaqueca, que é aquela dor de cabeça recorrente, ás vezes as têm apenas por estarem com músculos de sua cabeça (principalmente da testa, e ás vezes da nuca e pescoço) tensionados. Também são muito freqüentes os ombros e os pés estarem retesados. E ela nem percebe, ao menos, que está tensa. Essa tensão geralmente causa duas coisas: Stress, e ansiedade. Então, não pense duas vezes: Vamos agora mesmo relaxar, e sentir o alívio que é finalmente dar um pouco de paz para o seu corpo. Acredite, ele vai ficar bastante agradecido, e lhe retribuir com saúde e bem-estar.


     Eu comecei a perceber que eu possuía muitos músculos em estado constante de tensão quando tomei a decisão firme de começar a praticar a arte marcial chinesa conhecida como “Kung Fu”, mas que na realidade se chama Wushu. “Gong fu” é uma expressão do mandarim (língua chinesa como o cantonês, mas com muitas diferenças) que eu penso que seu melhor significado para um Ocidental seria “algo alcançado após muito esforço”. Pois bem, antes de colocar seu corpo em movimento com os maravilhosos Taolus (“taolus” são as “coreografias que o praticante de wushu executa, o “tai chi chuan” é um tipo de taolu), você tem de aprender a senti-lo. Isso mesmo. Conhecê-lo, finalmente. O que me fez apaixonar-me pelo wushu da forma como me apaixonei foi esse descobrimento tão positivo e benéfico, mas que não tem como mostrá-lo para outra pessoa. Só cada um, por si mesmo, pode descobrir seu próprio corpo. Está tão simples, tão direto e fácil, mas a pessoa – por algum motivo qualquer – não se dá conta.


     Sinta seu próprio corpo. Alongue seus pés e seus ombros, tencionando com bastante força propositadamente durante uns poucos segundos, para depois relaxá-los, finalmente, e sinta quanta paz esse relaxamento proporcionará. Esse relaxamento, essa paz, é tão somente o PRIMEIRO passo do processo milenar conhecido como “meditação”.  Veja só: Apenas o COMEÇO da prática da meditação já pode mudar a vida de uma pessoa. Pode até mesmo curar. Fazê-la feliz. Uma coisa tão simples, tão básica, e ainda passa despercebida pelo “homem civilizado”.


     Todos já ouviram falar da Yoga. Entretanto, a visão de os Asanas (as posições, muitas vezes, complexas que seus praticantes veteranos – veja bem, eu disse “veteranos”- realizam) parece fazer as pessoas pensarem que a Yoga está longe d`elas, sendo que ela está exatamente n`ela. É apenas uma questão de relaxar. Simples assim. Tencionar todo o seu corpo, com bastante força, para depois relaxar, prestando bastante atenção em seu rosto, seus pés e seus ombros. Quase sempre é onde vamos estar tensos. Inclusive a pessoa que descobrir, por exemplo, que vários músculos de seus pés estavam tensionados, vai sentir uma sensação muito agradável em finalmente deixá-los em paz.


     Bom. Isso é muito bom, mas não termina por aí. Porque depois de aprender a relaxar, a pessoa também deverá aprender a colocar o seu corpo em movimento. Fazer alongamentos. O principal benefício que o “kung fu” traz para seu praticante (e o primeiro, pois ele vem imediatamente no início) é o benefício de alongar o seu corpo. O alongamento é a base do wushu. Seu próprio sistema. Para se ter uma base correta de “arco-e flecha”, por exemplo, a pessoa precisa estar bem alongada. Então, vamos aos alongamentos.
     Para se alongar, a pessoa deve esticar ao máximo os seus membros superiores e inferiores. As mãos devem ser “torcidas” algumas vezes, para frente e trás (o Wing Chun chinês utiliza-se de muitas torções de pulsos para fortalecê-los). Se você esticar seus dois braços com bastante atenção em eles, verá que muito provavelmente você não os esticou totalmente. A maioria de as pessoas sedentárias usam muito pouco os músculos deltóides, que são os músculos dos braços que estão mais próximos do ombro. Erguendo depois bem devagar os braços esticados horizontalmente em direção á cabeça até unir as mãos (como se fosse fazer um “kin lai” Shaolim bem aberto) a pessoa perceberá que muitos músculos de seus ombros vão “estranhar” esse movimento, mas finalmente “acordarão”. E é exatamente isso que eu quero fazer a pessoa entender que é a principal meta do wushu: ACORDAR SEU CORPO. Quem me conhecia antes de eu começar meu treinamento sabe muito bem o que esse conjunto meditação-alongamento fez comigo e com meu corpo. Uma das coisas mais curiosas que eu percebi á medida em que eu avançava no wushu foi que meu sistema digestivo (mais precisamente, meu intestino) ficou tão eficaz e regulado que minhas evacuações se tornaram pontuais. Bom, deve ser isso que chamam de “regularidade intestinal”. E inclusive percebi que muitas pessoas se sentiram bastante estimuladas pelo benefício que elas viram em mim, e também começaram a fazer alguma atividade física constante, e isso é perfeito.  A pessoa não precisa praticar, necessariamente, o Wushu, e nem a Yoga. Ela pode usar o processo de meditação apenas para relaxar, e se curar da ansiedade. E pode fazer alongamentos para ficar com um corpo mais bonito. Apenas isso já trará imensos benefícios.




 *


 Saides Lamarca





Os: Citei Hudolf Steiner em o título porque a análise por mim feita em esta reportagem, principalmente a maneira como eu abordei o tema, fora ao estilo muito comum da “Escola Antroposófica”. A Escola Antroposófica analisa “tudo” em sua “totalidade”. A música, por exemplo, é estudada pela antroposofia analisando-se meticulosamente todos os seus elementos, como a vibração de um objeto gerando impulso sonoro e deslocando ar, ou com seu conjunto de sons provocando uma sensação específica, por exemplo. Aqui, tanto o Wushu, quanto a Yoga, foram abordados apenas em sua essência, que é o mero “sentir” e “conhecer” o seu próprio corpo. 


2 comentários:

Anônimo disse...

Saides é a mariana to querendo entrar em contato com voce mas nao sei como.
Mi manda un email miel_saivage@hotmail.com
Ps nao moro mais no brasil entao nao ligar em casa beijos

Unknown disse...

Parece mentira, e coisa de irmã, e é, uma irmã que não só é irmã de carne mas também de alma.
Todo o conteúdo deste texto eu tenho descoberto também!! É a pura verdade!! Incrível sintonia...
Vamos alongar!!!