Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

螳螂拳 - TANG LANG QUAN – O LOUVA-DEUS


Tang Lang Quan – Louva-Deus

Lutar trará boa fortuna



    De acordo com a tradição chinesa o estilo do Louva-Deus chamado Tang Lang Quan fora criado pelo Sifu Wang Lang no período da Dinastia Qing (1644 – 1 911 a.C.).

    Wang Lang passou toda a sua vida treinando todos os principais estilos de Wushu, e então viajou para He Nan para testar sua capacidade de luta desafiando aos temíveis monges lutadores do templo de Xiao-Lin sem, porém, conseguir derrotar a nenhum de os monges do mosteiro.


    Derrotado e ferido, Lang se retira para uma floresta próxima, e lá ele observa - durante uma caminhada – a uma luta entre um louva-deus e um besouro: O louva-deus, apesar de seu tamanho muito menor, conseguiu fatalmente derrotar ao seu inimigo. 

     Wang Lang ficou impressionado com a beleza e eficácia dos movimentos do inseto, e então decidiu passar a estudá-los com atenção. A partir disso ele desenvolveu todas as técnicas do chamado Tang Lang Quan.


   Depois de desenvolvido sua nova técnica a fundo, Lang retornou ao mosteiro e conseguiu derrotar ao melhor lutador do Templo fazendo uso apenas de seu recém-criado sistema de luta. E então fora chamado pelo mestre do monastério de Xiao Lin chamado Fu Ju para ensinar sua nova técnica aos monges, tendo seus ensinamentos incluídos no grande livro do templo de Xiao-Lin denominado “O Livro Das Mãos Secretas” (“Mishou”), escrito pelo monge taoista Shen Xiao.



      O Tang Lang Quan caracteriza-se por sua extrema velocidade, alternando movimentos preparatórios lentos e leves, com súbitos e agressivos ataques contínuos, da mesma forma como o inseto geralmente age.








    Entretanto, seu principal diferencial com relação a todas as outras formas do Wushu Tradicional é a posição de ataque das mãos: Da mesma forma como o inseto, o praticante do Tang Lang deve manter sua mão de forma com que os três primeiros dedos formem um único ponto de contusão (algumas escolas utilizam apenas o indicador e o polegar). A ideia é usá-los para atingir músculos, meridianos nervosos, articulações, órgãos sensíveis (como os olhos e a traquéia, por ex.) e outros pontos vitais de forma traumática e/ou dolorosa.




Não apenas eficiente (e temida), a técnica Tang Lang também é uma das mais belas de o Wushu Tradicional.






Principais formas do Tang Lang Quan:


Qi Xing Tang Lang Quan – As Sete Estrelas

Mei Hua Tang Lang Quan – A Flor da Ameixeira

Liu He Tang Lang Quan – As Seis Harmonias

Ba Bu Tang Lang Quan – Os 8 Passos





















Um comentário:

Saides LaMarca disse...

No momento estou estudando a forma da águia (Eagle Claw) em uma escola da federação Lily Lau, meu próximo ensaio será sobre esse complexo estilo e suas aplicações práticas.